Termo de cooperação acadêmica entre a Agepar e universidade portuguesa permitirá intercâmbio de conhecimentos 29/11/2023 - 09:14

Uma comitiva da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) esteve em Portugal, neste mês de novembro, para formalizar um termo de cooperação acadêmica com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL). O grupo, formado pelos diretores Antenor Demeterco Neto (Fiscalização e Qualidade dos Serviços), Alex Sandro Noel Nunes (Normas e Regulamentação) e Marcelo Luiz Curado (Administrativo Financeiro) foi recebido pelo catedrático Fernando Araújo e pelo professor Raimundo Chaves Neto.

Na ocasião, Araújo recebeu, das mãos dos diretores da Agepar, os documentos para formalização do termo que cooperação acadêmica. Após assinatura da FDUL, ambas as entidades poderão dar início a atividades de capacitação na área jurídica e intercâmbio de conhecimentos para produção científica. “Com isso, poderemos estimular um aprofundamento das relações com Portugal e, ainda, contribuir para a formação e consolidação de uma Comunidade Jurídica de Língua Portuguesa, que é um projeto e um grande desejo da FDUL”, ressalta Nunes.

Durante a viagem a Portugal, os diretores da Agepar também participaram de outras visitas técnicas para estreitar o relacionamento com outras organizações que atuam com a regulação de serviços públicos no país, como a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (Erse), Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (Ersar) e o Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT). A Agência ainda recebeu convite para integrar a Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (Relop).