Agepar é convidada para integrar associação internacional de agências reguladoras 22/11/2023 - 13:20

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) acaba de ser convidada para participar da Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (Relop). O convite foi formalizado Artur Trindade, Diretor Executivo da organização, durante viagem de comitiva da Agência a Portugal, neste mês de novembro.

A Relop é uma organização internacional, focada na promoção de capacitação profissional e compartilhamento de conhecimento entre especialistas e profissionais das entidades que a integram. Atualmente, é composta por 12 membros, com representantes de Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, além do Brasil, com participação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A Agepar, portanto, seria a primeira agência reguladora estadual brasileira a integrar a Associação.

“Ficamos muito honrados com o convite, que demonstra o reconhecimento do nosso trabalho não só em nível nacional, como também internacional”, celebra Antenor Demeterco Neto, Diretor de Fiscalização e Qualidade dos Serviços da Agepar. Além dele, a comitiva da Agência era formada pelos diretores Alex Sandro Noel Nunes (Normas e Regulamentação) e Marcelo Luiz Curado (Administrativo Financeiro).

A viagem a Portugal ainda serviu para estreitar o relacionamento com outras organizações que atuam na área de regulação e fiscalização de serviços públicos no país, como a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (Erse), Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (Ersar) e o Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT). Também contemplou uma visita à Faculdade de Direito de Lisboa (FDUL), para assinatura de termo de cooperação acadêmica com a instituição.