Ouvidoria Agepar

APRESENTAÇÃO

A interlocução das pessoas com o Estado se tornou possível porque a Constituição estabeleceu os princípios da impessoalidade e da publicidade dos atos da administração pública, tornando o Estado mais democrático e aprovando leis que tornaram as Ouvidorias elemento chave para participação social e para a organização das políticas públicas.
As ouvidorias públicas são instâncias de controle e participação social, responsáveis por interagir com os usuários, com o objetivo de aprimorar a gestão pública e melhorias nos serviços oferecidos.

 

A missão de todas as ouvidorias públicas é, portanto, promover o acolhimento dos cidadãos, reconhecendo-os como detentores de direitos e defendendo seus legítimos interesses perante a instituição. Para isso, é preciso entender o protagonismo da sociedade na construção de políticas públicas, e escutá-la ativamente.
 

No exercício de sua missão, as Ouvidorias atuam como instâncias estratégicas de uma gestão participativa, que, por meio de diálogo e da mediação, se capacitam para compreender as questões trazidas pela sociedade, as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos no acesso aos bens e serviços públicos em geral, assim como para construir soluções efetivas às demandas sociais.

 

MENSAGEM DO OUVIDOR

Como Ouvidor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná - AGEPAR, é cabido instituir os mecanismos que forem necessários ao aperfeiçoamento desta, de maneira correta e eficaz superando as dificuldades apresentadas criando procedimentos para que cada dia seja possível atender nossas demandas dentro das expectativas do usuário.
 

Desse modo, o papel da Ouvidoria da AGEPAR é de orientar e integrar os serviços relativos às atividades cooptando os servidores a também atenderem de forma rápida e precisa as solicitações com entrada pela Ouvidoria, assegurando uniformização, eficiência, coerência e zelando pelo controle de qualidade dos serviços executados.
 

Através da Ouvidoria é possível abrir canais de cooperação com todos os regulados e os poderes concedentes, criando assim, uma rede de parceiros para efetivas soluções das demandas. Isso posto, almeja-se o fortalecimento da Ouvidoria, atribuindo a ela e à sua manifestação a importância que merece.