Representantes da Agepar realizam visita técnica à Sanepar 26/05/2022 - 17:06

 

Servidores e diretores da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) visitaram, nesta quarta-feira (25), duas estações e o museu da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e conheceram detalhes do tratamento da água e coleta de esgoto prestados pela concessionária no Estado.

A visita técnica contou com participação de 38 servidores e representou, para integrantes de todas as diretorias da Agência, oportunidade para aprimorar os procedimentos de regulação.

Segunda de várias visitas técnicas que serão realizadas nas entidades reguladas - a primeira foi na Companhia Paranaense de Gás (Compagas) – o acompanhamento permite saber mais sobre os processos de cada serviço, o que proporciona ao corpo técnico da Agepar aprofundar conhecimento para regular economicamente, normatizar e fiscalizar os serviços delegados do Paraná.

A visita iniciou-se pelo Reservatório Sítio Cercado, obra em aço vitrificado que deve aumentar em 10 milhões de litros a capacidade do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (Saic). Cada fase dos tratamentos de água e esgoto, o reaproveitamento do lodo e outras ações com efeito ambiental foram detalhados na Estação de Tratamento Atuba Sul.

A terceira e última etapa do roteiro foi uma visita ao Museu do Saneamento, na antiga Estação de Tratamento de Água (ETA) Tarumã, a primeira de Curitiba, construída em 1945. Gerentes da companhia abordaram suas respectivas áreas de atuação com ênfase no planejamento e perspectivas para alcançar as metas do Marco do Saneamento Básico no Brasil, que prevê 99% da população com acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto até 2033.

GALERIA DE IMAGENS