Agepar fiscaliza serviços de resíduos sólidos em Cianorte e região 11/11/2025 - 10:41
Entre os dias 27 e 31 de outubro, servidores da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) realizaram atividades de fiscalização relacionadas à prestação dos serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos em Cianorte, sob responsabilidade da Sanepar. As ações integram o Plano Anual de Fiscalização (PAF 2025) e também abrangeram os municípios de Guaporema, Indianópolis, Terra Boa e São Tomé, cujos resíduos são destinados ao Aterro Sanitário de Cianorte, por meio de contratos de programa regulados pela Agência.
O objetivo foi verificar as condições operacionais, ambientais e contratuais dos serviços de coleta, transporte, triagem, reciclagem e disposição final dos resíduos sólidos urbanos. Durante a ação, a equipe da Agepar também visitou estruturas de atendimento ao público e instalações administrativas da concessionária.
No Aterro Sanitário de Cianorte, foram observadas as práticas de operação, o monitoramento ambiental e a gestão de resíduos. A fiscalização incluiu ainda uma reunião técnica com representantes da Sanepar, para esclarecimentos sobre a operação atual e o planejamento de melhorias no sistema.
A equipe também visitou as instalações regionais da empresa, incluindo o setor de atendimento ao público, a Associação Assistencial dos Agentes Ambientais da Reciclagem de Cianorte e a Cooperativa dos Recicladores de Cianorte, que desempenham papel fundamental no fortalecimento da coleta seletiva. Também foram conhecidas as novas estruturas destinadas a aprimorar as condições de triagem e de trabalho dos agentes ambientais da Associação Assistencial dos Agentes Ambientais da Reciclagem.
Além disso, foram realizadas reuniões com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos municípios conveniados, com o objetivo de ouvir avaliações sobre os serviços prestados pela concessionária, identificar necessidades específicas e acompanhar o andamento das políticas municipais de resíduos sólidos.
Segundo o Assessor da Diretoria de Fiscalização e Qualidade dos Serviços da Agepar , Engenheiro José Carlos Dias Lopes da Conceição, “ações como esta são fundamentais para verificar a prestação dos serviços de manejo de resíduos sólidos e garantir que estejam em conformidade com as exigências contratuais e ambientais”. Ainda de acordo com José Carlos, “as inspeções confirmaram a operação regular do aterro sanitário, com possibilidade de recomendações, e identificaram diferenças na organização da coleta seletiva entre os municípios”.
Por fim, o Diretor de Fiscalização e Qualidade dos Serviços da Agepar, Engº Sérgio Luiz Cequinel Filho, destacou que “a iniciativa reforça o compromisso da Agepar com a transparência, a qualidade dos serviços públicos delegados e a proteção ambiental, contribuindo para o aperfeiçoamento da regulação e da prestação dos serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos no Paraná”, finalizou.






















