Usuários do transporte metropolitano têm até o dia 19 para contribuir com a definição de indicadores de qualidade do serviço 11/03/2024 - 16:16

Termina, no próximo dia 19, o prazo para participar da tomada de subsídios da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) referente à definição de indicadores de qualidade do transporte coletivo metropolitano. Até essa data, os interessados poderão preencher um formulário online, avaliando o nível de importância de 15 atributos de qualidade referentes ao serviço para auxiliar na elaboração de parte do Regulamento do Transporte Coletivo Metropolitano.

“Por se tratar de um serviço com grande impacto na vida de milhares de cidadãos e pela importância de incluir os diversos representantes dos segmentos que atuam no serviço neste processo, estamos abrindo esta tomada de subsídios para oportunizar a participação social e entender as demandas atuais dos usuários. Além dos passageiros, também podem participar representantes de empresas, órgãos de controle, associações de consumidores e demais interessados”, destaca Mariana Ribeiro Facundo de Souza, chefe da Coordenadoria de Qualidade dos Serviços da Agepar.

Na região de Curitiba, os mais de 800 veículos que operam no transporte coletivo metropolitano transportam mais de 350 mil passageiros diariamente. Apesar de já haver um Regulamento do Transporte Coletivo Metropolitano vigente na RMC, vale destacar que a normatização em construção pela Agepar visa regulamentar o serviço em nível regulatório e não em nível operacional. Além disso, a regulamentação será comum a todas as regiões metropolitanas do Estado que venham ofertar este serviço público em modelagem similar. 

Como participar

O formulário para participação na tomada de subsídios está disponível no site da Agepar. Entre os 15 atributos de qualidade elencados no documento, estão rapidez e agilidade no deslocamento, segurança no interior dos veículos e terminais, conservação e higiene da frota, entre outros. Nesse mesmo link, estão disponíveis documentos elaborados pela equipe técnica da Agepar com mais informações sobre o tema, para consulta.