Servidor da Agepar é convidado para participar de equipe de migração de dados para novo sistema da Sefa 14/11/2023 - 11:00

Em implantação no Paraná desde fevereiro, o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic) entra em fase de conferência contábil da migração de dados do Novo Siaf, sistema utilizado pelo Governo do Estado. Para auxiliar nesse trabalho, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) está convidando servidores de outras secretarias e autarquias para participar do processo. Entre eles, está Candido Anderson Kaminski, da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar).

A entidade foi escolhida para participar do processo, considerando a qualidade das demonstrações contábeis, transparência das informações e aderência aos princípios contábeis. Servidor da Diretoria Administrativa Financeira (DAF), Candido integra o Quadro Próprio da Agepar (QPA), atuando na Administração Pública Estadual desde 2019.

Na semana passada, ele participou de reunião preliminar para início dos trabalhos, junto à Diretoria de Contabilidade Geral da Sefa. O encontro foi convocado e conduzido por Gisele de Carvalho Carloto Rodrigues, Diretora de Contabilidade Geral, e ainda contou com participação de representantes da Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil) e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).

De acordo com a Sefa, o Siafic faz parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II) e atua como uma ferramenta complementar de transparência, aprimorando a qualidade da aplicação do recurso com foco na integração dos sistemas da Administração Pública com os demais sistemas financeiros. O sistema foi criado pelo governo federal, por meio do Decreto nº 10.540/2020, com o objetivo de incentivar a transparência da gestão fiscal de todos os entes federativos.

O Siafic será usado na execução do orçamento público a partir de janeiro de 2024. Os servidores de núcleos fazendários e integrantes do Poder Executivo, incluindo todas as Secretarias de Estado e respectivas autarquias, bem como todos dos demais Poderes envolvidos na sistematização, foram treinados no uso do Siafic a partir de junho deste ano.