Ouvidoria da Agepar registra aumento de 80% no número de atendimentos realizados em 2023 14/03/2024 - 09:20

Ao longo de todo o ano de 2023, a Ouvidoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) realizou 810 atendimentos a usuários dos serviços regulados pela Agência. O número consta no Relatório da Ouvidoria da Agepar, disponível para consulta no site da Agência, e representa um aumento de 80% na quantidade de atendimentos realizados, em comparação com o ano de 2022.

“Esse aumento significativo é resultado do trabalho de qualidade desenvolvido pela Agepar, que está sendo mais conhecido e reconhecido pela população, em especial os usuários dos serviços regulados. O dado não representa, de forma alguma, uma piora na qualidade da prestação, mas ao fato de a Agência estar mais em evidência, se posicionando como uma aliada dos cidadãos no que se refere à resolução de problemas”, esclarece Hernani Paulo Bergossi, Ouvidor da Agepar.

Dos 810 atendimentos realizados no ano, 91,8% eram reclamações sobre os serviços regulados pela Agepar. As demais manifestações tratavam-se de pedidos de acesso a informação, sugestões, denúncias e elogios. “Todas as demandas da população que chegaram à Ouvidoria da Agepar ao longo de 2023 foram analisadas de acordo com os princípios da assertividade, tempestividade e compreensão. Quando considerado pertinente, outros encaminhamentos e providências foram tomados, com o objetivo de solucionar as reclamações dos usuários com agilidade e integralidade”, ressalta.

Como acionar a Ouvidoria da Agepar

O Relatório da Ouvidoria 2023 está disponível na íntegra no site da Agepar. Neste mesmo link, os usuários dos serviços regulados pela Agência podem acessar o formulário para contato com a Ouvidoria, no qual podem ser apresentar reclamações, dúvidas, sugestões, entre outras manifestações. “Por meio da Ouvidoria, a Agepar oportuniza meios para participação da sociedade no exercício de seus direitos e na atuação do controle social, buscando a simplificação nos conflitos, com segurança, transparência, cortesia, generosidade e integridade”, lembra Bergossi.

A Ouvidoria da Agepar também pode ser acionada pelo telefone 0800 664 2013. Independente qual seja o meio escolhido pelo usuário, cabe ressaltar que todos os dados e informações prestados durante contato com a Ouvidoria estão protegidos, de acordo com o princípio da confidencialidade e com respaldo legal pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).