Novo diretor da Agepar toma posse e assume compromisso com usuários dos serviços regulados 15/03/2023 - 10:39

Marcelo Luiz Curado é novo Diretor Administrativo Financeiro da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). O economista tomou posse neste mês de março, após passar por sabatina na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), etapa protocolar do processo de nomeação dos diretores da Agência. Além de ocupar o cargo de Diretor, Curado também fará parte do Conselho Diretor da Agepar, órgão colegiado de caráter deliberativo, assim como os demais diretores da Agência.

O novo diretor chega à Agepar, portanto, com duas importantes missões. “Como Diretor Administrativo Financeiro, o grande desafio que vejo não é na área orçamentária ou financeira, porque isso está muito bem equacionado com a Taxa de Regulação. A meu ver, a prioridade neste momento é uma questão estratégica, que é a qualificação dos seus servidores, pois a Agência trata de temas muito específicos, com um grau de complexidade muito grande”, destaca o economista.

Por outro lado, como conselheiro, a principal contribuição de Curado será no âmbito da regulação. “Acredito que posso auxiliar muito nas discussões regulatórias devido à minha formação como economista e também às experiências profissionais que já tive ao longo da minha carreira, como na época em que atuei na Casa Civil. Portanto, minha expectativa é poder contribuir para que as decisões tomadas pelo Conselho sejam mais técnicas, aumentando o grau de eficiência nas análises. Porque, no fim das contas, o objetivo final é que o cidadão receba o melhor serviço possível”, ressalta.

Além de Curado, fazem parte do Conselho Diretor da Agepar Reinhold Stephanes (Diretor-presidente), Maiquel Guilherme Zimann (Diretor de Regulação Econômica), Antenor Demeterco Neto (Diretor de Fiscalização e Qualidade dos Serviços) e Bráulio Cesco Fleury (Diretor de Normas e Regulamentação).

Trajetória profissional

Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UPFR e doutor em Política Econômica pela Unicamp, Curado é professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e está cedido ao Governo do Estado. Antes de assumir como Diretor e conselheiro da Agepar, Curado atuava como Diretor-Presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Também foi secretário executivo do Conselho de Controle das Empresas Estaduais na Casa Civil e pesquisador visitante do IPEA nos programas Cátedras para o Desenvolvimento (2011/12) e Desafios da Nação (2017).