Diretores da Agepar participam da Conferência da Mata Atlântica 20/08/2025 - 08:51

Em preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), foi realizado nesta terça-feira (19), em Curitiba, a abertura da Conferência da Mata Atlântica. O evento contou com a presença de representantes dos sete estados que fazem parte do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), lideranças ambientais e movimentos de justiça climática. Representaram a Agepar no encontro os diretores Engenheiro Sérgio Cequinel Filho (Diretor de Fiscalização e Qualidade dos Serviços) e Rejane Maria Schirr Scolari (Diretora de Regulação Econômica).

O objetivo do evento que vai até o dia 21 de agosto é construir um documento representativo do bioma Mata Atlântica. Ao final da conferência, será apresentada a Carta de Curitiba, documento oficial que será enviado à Presidência da COP 30.

Segundo Ratinho Junior, “Pouco se fala, ou quase nada se fala, mas, talvez, um dos maiores crimes ambientais que se pode ter é uma cidade não ter saneamento básico. A falta de tratamento de saneamento básico, por exemplo, é algo que prejudica, não só a saúde da população, mas, em especial, os nossos rios, os nossos riachos, as nossas microbacias, enfim, e é altamente poluente. Então, eu acho que, além do cuidado com a floresta, que é muito importante, o cuidado, também, com a parte urbana, na questão de saneamento básico, resíduos sólidos, é um tema que tem que entrar e a gente tem que buscar, cada vez mais, investir”, destacou o Governador do Paraná.

Além do Governador do Paraná, Ratinho Junior, na abertura da chamada pré-COP estiveram presentes os Governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Cláudio Castro (Rio de Janeiro), Romeu Zema (Minas Gerais) e Renato Casagrande (Espírito Santo), além dos vice-governadores Felicio Ramuth (São Paulo) e Marilisa Boehm (Santa Catarina).

GALERIA DE IMAGENS