Aprovadas pela Agepar as revisões dos Planos de Emergência e de Contingência da Compagas 03/01/2024 - 09:24

Foram aprovadas, pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), as revisões dos Planos de Emergência e de Contingência da Compagas para o serviço de distribuição de gás canalizado no Estado do Paraná. Os documentos foram homologados pelo Conselho Diretor da Agência no final do ano passado, após análise da Coordenadoria de Fiscalização (CF) da Diretoria de Fiscalização e Qualidade dos Serviços (DFQS).

O Plano de Ação de Emergência na Rede de Distribuição de Gás tem por objetivo estabelecer procedimentos técnicos para atendimento às situações de emergência na rede de distribuição, possibilitando controlar e reduzir os impactos de eventuais incidentes sobre pessoas, meio ambiente, instalações próprias e de terceiros, bem como reestabelecer a operação da rede. Os documentos aprovados pelo Conselho Diretor da Agepar são a oitava e a nona revisões do Plano.

Já o principal objetivo do Plano de Contingências para Falha no Recebimento e Fornecimento de Gás Natural é apresentar a relação de usuários que precisarão ter o fornecimento temporariamente descontinuado, bem como as manobras que devem ser realizadas para mitigar a falta de gás em um ou nos dois citygates em caso de falha no suprimento de gás e, assim, utilizar o gás natural remanescente na rede para atender segmentos comerciais específicos e/ou usuários que utilizem gás natural em processos críticos. Neste caso, o documento está em sua sexta revisão.