Antonio José Correia Ribas se despede do
cargo de Diretor-Presidente da Agepar
10/12/2013 - 10:10

O governador Beto Richa aceitou, nesta terça-feira, 10, o pedido de exoneraçao de Antonio José Correia Ribas das funções de Diretor-Presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Infraestrutura do Paraná – Agepar. José Alfredo Gomes Stratmann passa a responder pela presidência interinamente, acumulando com o cargo de Diretor de Fiscalização e Qualidade de Serviços da agência.

O pedido de exoneração é de caráter absolutamente pessoal e a decisão de ficar à frente da Agepar por somente um ano foi estipulada em conjunto com o governador Beto Richa em agosto de 2012, quando foi convidado a estruturar a Agepar e ajudar a delinear uma nova agenda de revisão dos Contratos de Concessão Rodoviária no Paraná. “Mesmo descumprindo compromissos familiares e projetos pessoais, aceitei o desafio, pois sabia ser viável buscar o entendimento entre as partes envolvidas”, disse Ribas.

Além disso, Ribas enfrentou o desafio de iniciar a estruturação da Agência, com o objetivo de encaminhá-la nos rumos de uma gestão eficiente e torná-la uma referência na administração pública paranaense. Assim, nesse pouco mais de um ano, a Agepar já consegue desempenhar suas funções básicas e, com o suporte técnico da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, encaminha sua estruturação definitiva que permitirá sua plena atuação.

Mesmo com a consciência de não ver finalizado o processo de revisão dos contratos como gostaria, Ribas acredita ter colaborado na criação de um ambiente de entendimento e um novo momento para a relação contratual entre o DER e as Concessionárias, seguindo assim a visão do governo, de dar uma nova configuração aos Contratos de Concessão. O resultado é a possibilidade de ajustar o Programa de Concessões a uma nova realidade que permita o atendimento ao interesse público , com maiores investimentos e com a perspectiva de uma redução tarifária.

De acordo com Ribas, é necessário o entendimento e a compreensão de que apenas o absoluto respeito aos contratos firmados garantem a segurança jurídica dos atuais e dos futuros empreendimentos que atendam ao interesse do Paraná.

Ribas agradeceu o apoio e a confiança do governador Beto Richa com a certeza de ter trabalhado em busca de resultados na implantação da Agepar como uma estrutura pública de Estado eficiente e independente.

• Antonio José Correira Ribas se despede do
cargo de Diretor-Presidente da Agepar