Agepar lança campanha de conscientização para usuários da travessia da Ilha do Mel 09/11/2022 - 09:08

Com a proximidade da temporada de verão, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) está lançando uma campanha de conscientização para os usuários da travessia da Ilha do Mel, com embarque em Pontal do Paraná. A ação traz orientações para utilização deste serviço público, com o objetivo de garantir a segurança e integridade física dos turistas durante o percurso, em barcas ou táxis náuticos.

Entre as recomendações, estão a compra de bilhetes em pontos de venda autorizados, embarque somente no Terminal Aquaviário Público e utilização apenas de embarcações habilitadas. Essas medidas evitam que os turistas tenham imprevistos ou transtornos durante a travessia, pois servem como garantia de que as embarcações utilizadas estão de acordo com todas as normas de segurança estabelecidas pela Capitania dos Portos, como limite permitido de passageiros e quantidade suficiente de coletes salva-vidas.

A utilização de transporte com permissão para operar diminui o risco de acidentes no percurso, assim como as chances interceptações por agentes de fiscalização durante a travessia. As embarcações autorizadas são aquelas que participaram de chamamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL/PR) ou que assinaram Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TCAC) com a Agepar. A lista completa das embarcações autorizadas está disponível no site da Agência.

Além disso, comprando o bilhete nos pontos de venda autorizados, o turista está assegurado pelo seguro de viagem obrigatório, além de contribuir com melhorias no próprio serviço e também no Terminal Aquaviário Público. Atualmente, apenas a Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná (Abaline) tem permissão para comercialização dos bilhetes. Considerando as recentes denúncias de irregularidades na venda de bilhetes, a compra em pontos de vendas autorizados se torna ainda mais importante para evitar o estímulo a esse tipo de ocorrência.

Com realização da Agepar, a campanha ainda conta com o apoio do Governo do Estado, SEIL/PR, SESP/PR, Sedest/PR, IAT, PM-PR, PC-PR, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Pontal do Paraná e Prefeitura de Paranaguá. Confira mais algumas orientações para utilização do serviço, clicando aqui.