Agepar fiscaliza obras do Projeto de Expansão Isolado Londrina-Maringá da Compagas 30/10/2025 - 10:14
No dia 23 de outubro, servidores da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) realizaram atividade fiscalizatória nas obras de implantação da rede de distribuição de gás canalizado em Londrina e Maringá, executadas pela Compagas (Companhia Paranaense de Gás). A atividade integra o Plano Anual de Fiscalização 2025 e tem como objetivo acompanhar o avanço físico dos projetos relacionados aos investimentos previstos no Plano de Negócios da companhia.
Em Londrina, a equipe da Diretoria de Fiscalização e Qualidade dos Serviços (DFQS) da Agepar foi representada pelos Especialistas em Regulação, Flávio Rafael Lachowski e Mariana Ribeiro Facundo de Souza. Na oportunidade, os servidores verificaram o recondicionamento de uma rede já existente, a extensão de aproximadamente quatro quilômetros e a instalação de uma base operacional (City Gate), onde ocorre a injeção de biometano na rede de distribuição aos usuários. A previsão é que o sistema entre em operação em novembro deste ano.
Já em Maringá, a mesma equipe acompanhou o avanço das obras de implantação da nova rede de gás canalizado, que já possui um quilômetro concluído e mais dois e meio em fase de execução. O início da operação está previsto para o primeiro semestre de 2026.
De acordo com os servidores da DFQS, as obras estão compatíveis com o planejamento da concessionária e fazem parte da política estadual de transição energética, que estimula o uso do biometano no Paraná. “Esse projeto representa um passo importante para levar o gás canalizado ao interior do Estado e fortalecer a política de transição energética, incentivando o uso dessa fonte renovável e o desenvolvimento regional”, destacou Mariana, que é coordenadora de Qualidade dos Serviços da Agepar






