Apresentação de trabalhos técnicos e participação em debates sobre regulação marcam presença da Agepar no XIV Congresso Brasileiro de Regulação 03/12/2025 - 11:05

Entre os dias 26 e 28 de novembro, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) participou do XIV Congresso Brasileiro de Regulação. Realizado pela Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar), o evento ocorre a cada dois anos e reúne representantes que atuam na área de regulação de serviços públicos de todo o país. Ao todo, mais de 15 servidores da Agepar participam do congresso, entre eles os diretores Rubens Bueno (Diretor-Presidente), Marcelo Luiz Curado (Administrativo Financeiro), Rejane Maria Schirr Scolari (Regulação Econômica), e Sérgio Cequinel Filho (Fiscalização e Qualidade dos Serviços).

A 14ª edição do congresso da ABAR que neste ano foi realizado no Rio de Janeiro, contou com palestras, painéis e apresentações de trabalhos técnicos. Ao todo foram 300 painelistas, apresentados 316 trabalhos técnicos produzidos, em sua maioria, por reguladores das 71 agências associadas à ABAR.

No discurso de boas-vindas aos participantes do XIV Congresso Brasileiro de Regulação, o presidente da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), Vinícius Benevides, classificou o evento como o maior congresso de regulação do mundo. “Nas viagens que fiz nas últimas semanas, para convidar as pessoas para o que costumo chamar de maior evento de regulação da América Latina, eu fui desmentido. As pessoas com quem conversei me respondiam que nosso congresso é o maior do mundo. Sejam bem-vindos ao maior evento de regulação do mundo”, afirmou.

Trabalhos técnicos

Durante o encontro, como acontece em todas as edições, trabalhos técnicos foram selecionados para apresentação e a Agepar teve quatro trabalhos de seis colaboradores apresentados.

Os autores foram Eliana Leal Ferreira Hellvig (Diretoria Administrativo Financeiro), Mariana Ribeiro Facundo de Souza (Diretoria de Fiscalização e Qualidade dos Serviços), Flávio Rafael Lachowski (Diretoria de Fiscalização e Qualidade dos Serviços), Caroline Niehues Zardo Pelandré (Diretoria de Normas e Regulação), Luisa Batista de Souza (Diretoria Administrativo Financeiro) e Marina Beatriz Fantin (Diretoria de Normas e Regulação). Para os que quiserem conhecer mais sobre os trabalhos apresentados, basta clicar neste link.

Segundo Mariana Facundo, “a participação nos Congressos da ABAR é muito relevante, tanto do ponto de vista institucional quanto estratégico. Como é o principal evento nacional dedicado à regulação de serviços públicos, ele nos dá acesso direto às discussões mais recentes sobre marcos regulatórios, boas práticas e tendências do setor”, ressaltou sobre a participação no evento.

A servidora também falou sobre os trabalhos técnicos. “Outro ponto importante é o alcance do evento. Ele funciona como um incentivo natural para que nós, especialistas em regulação e servidores da Agepar, produzamos artigos e compartilhemos os resultados dos trabalhos técnicos que desenvolvemos no nosso dia a dia, como aconteceu agora na XIV edição do Congresso”, afirmou Mariana.

Visita técnica

Na quinta-feira, 27, o Chefe da Coordenadoria de Saneamento Básico, Adalto Acir Althaus Junior, o Assessor da Diretoria de Regulação Econômica, Alexandre Barbur Neto, e o Chefe da Coordenadoria de Novos Mercados e Resíduos Sólidos, Thiago Petchak Gomes, realizaram visita técnica à Estação de Tratamento de Água do Guandu, localizada no município de Nova Iguaçu e operada pela Cedae. A unidade tem vazão suficiente para atender cerca de 9 milhões de pessoas e é reconhecida pelo Guinness World Records como a maior ETA do mundo em produção contínua.

Adalto Junior afirmou que “a visita técnica à Estação de Tratamento de Água do Guandu nos permitiu conhecer de perto a operação desse importante sistema de abastecimento de água, que atende milhões de pessoas na região metropolitana do Rio de Janeiro. Essa troca de experiências com a equipe da Cedae é fundamental para aprimorarmos a regulação do saneamento no Paraná, especialmente em temas como segurança hídrica, qualidade da água e resiliência operacional dos sistemas”, destacou.

Já em relação ao Congresso, Thiago Petchak Gomes, Chefe da Coordenadoria de Novos Mercados e Resíduos Sólidos, afirma que “participar do XIV Congresso Brasileiro de Regulação foi fundamental para aprofundar debates sobre modelagem de PPPs, viabilidade econômico-financeira e soluções em economia circular para os serviços de resíduos sólidos e limpeza urbana. Os painéis trouxeram referências práticas e teóricas que fortalecem o trabalho da Agepar na regulação econômica e na busca por serviços mais eficientes, sustentáveis e universais para a população paranaense”, finalizou.

GALERIA DE IMAGENS