Transporte Rodoviário Coletivo Intermunicipal de Passageiros

O Transporte Intermunicipal de Passageiros é o serviço que atende à demanda de deslocamento da população entre as cidades paranaenses. Sua principal característica é a regularidade na operação. As viagens são programadas para acontecer em dias e horários fixos, tendo sempre como locais de partida e chegada os Terminais Rodoviários dos municípios.

A realização do Transporte Intermunicipal de Passageiros no Paraná ainda é ofertada por meio permissão às empresas. O processo de concessão através de licitação e a outorga das linhas está atualmente judicializado, mesmo assim compete à AGEPAR, regular, controlar, fiscalizar, homologar reajustes tarifários, atender às reclamações dos usuários e expedir normas regulamentares. Atualmente 36 empresas possuem permissão para operar 497 linhas intermunicipais no litoral e interior do estado.

A AGEPAR é responsável também pela regulação do transporte intermunicipal de passageiros da Região Metropolitana de Curitiba. O sistema é operado pela COMEC (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) que planeja e faz a gestão do desenvolvimento integrado dos 29 municípios da região metropolitana.

Empresas operadoras Transporte Rodoviário Coletivo Intermunicipal

Ao todo, 36 empresas possuem permissão para operar 497 linhas intermunicipais no litoral e interior do estado, são elas:

• Expresso Princesa dos Campos,
  • Nordeste Transportes Ltda
  • Auto Viação Catarinense Ltda
  • Pereira & Consimo Martins Ltda

Para acessar informações específicas de cada Empresa Operadora, Linhas operadas, Veículos em uso, os Direitos dos Usuários e a Legislação pertinente,  acesse o site do DER.

Direitos dos usuários de transporte intermunicipal de passageiros
  • O passageiro pode transportar uma mala de mão até 30 kg no bagageiro e outra que possa ser comportada no porta embrulhos interno do veículo, desde que não comprometa o conforto e a segurança dos demais passageiros.
  • É permitida a desistência da viagem com obrigatória devolução da importância paga ou com revalidação da passagem para outro dia e horário, desde que o passageiro se manifeste com antecedência mínima de três horas antes da partida.
  • No caso de interrupção de viagem decorrente de problemas mecânicos, acidente ou por outro motivo qualquer de força maior, a transportadora deve proporcionar ao passageiro, além de alimentação e pousada, o transporte até o destino da viagem em idênticas condições de segurança e conforto.
  • Estão isentos do pagamento da tarifa, nos serviços de características metropolitana: crianças de até cinco anos de idade; deficientes físicos com dificuldades de locomoção de acesso ao veículo bem como de ultrapassar a catraca; idosos com mais de 65 anos de idade.
  • A transportadora deverá garantir aos usuários dos serviços outorgados ou autorizados pelo DER/PR contrato de seguro de responsabilidade civil, sem prejuízo da cobertura de seguro obrigatório de danos pessoais (DPVAT).

Sugestões e reclamações podem ser feitas ao DER/PR nos locais de atendimento ao usuário:
e-mail: derpr@pr.com.br
Sede do DER/PR: Av. Iguaçu, 420, 80230-902, Curitiba – PR