Agepar e Procon-PR cobram Sanepar por aumento nas faturas 29/05/2020 - 19:00

Agepar e Procon-PR cobram Sanepar por aumento nas faturas

               Em reunião convocada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), nesta sexta-feira (29) com a participação do Procon-PR, a Sanepar foi cobrada sobre os motivos que levaram ao aumento no valor das faturas de algumas unidades consumidoras. A alteração nas contas dos serviços de água e esgoto durante o período de pandemia do Covid-19 gerou elevação também no número de reclamações contra a companhia através dos canais de atendimento ao consumidor e mídias sociais.

               A Sanepar esclareceu, através de técnicos e diretores, que está priorizando o atendimento caso a caso e houve aumento do consumo em algumas unidades com o isolamento social. No entanto, será aplicada a média dos últimos meses quando for registrado subida expressiva no valor da fatura.

               A Agepar e o Procon-PR sugeriram uma campanha de esclarecimento para o consumidor. A recomendação foi atendida pela companhia que adiantou ter uma campanha pronta para ser veiculada. Além da aplicação da média com objetivo de beneficiar o consumidor, a companhia lembrou ainda outras ações determinadas no período, como a prorrogação na cobrança de contas de água e esgoto para os clientes cadastrados na Tarifa Social. Parte dos esforços para combater os efeitos da pandemia, a Agepar suspendeu por 60 dias, ainda em abril, qualquer reajuste nas tarifas cobradas pelos serviços regulados, como água e esgoto nos municípios atendidos pela Sanepar.

               “Acredito que uma entrevista coletiva comece a esclarecer já os consumidores até que uma campanha alcance seu objetivo”, sugeriu o diretor-presidente da Agepar, Omar Akel, que solicitou ainda o envio das reclamações que chegaram ao Procon-PR e à Sanepar para Ouvidoria da agência. O objetivo é acrescentar as informações na análise da qualidade do serviço. A Agepar também irá analisar os parâmetros para aplicação da média dos últimos meses.

               A necessidade de uma campanha com informações para a população também foi sugerida pela coordenadora do Procon-PR, Cláudia Silvano. “A Sanepar precisa informar se há aumento no consumo ou alteração da faixa de consumo. As pessoas precisam entender o que está acontecendo”, destacou ao lembrar o momento sensível para planejamento da economia doméstica com crescimento do desemprego gerado pela pandemia do coronavírus.

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  • Em reunião convocada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), nesta sexta-feira (29) com a participação do Procon-PR, a Sanepar foi cobrada sobre os motivos que levaram ao aumento no valor das faturas de algumas unidades consumidoras.
    Em reunião convocada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) com a participação do Procon-PR e Sanepar.
    Em reunião convocada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) com a participação do Procon-PR e Sanepar.