Agepar encerra série de audiências para serviço de Água e Esgoto em Londrina 18/09/2019 - 13:00

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) encerrou, na noite desta terça-feira (17), série de audiências públicas para ouvir a população e definir as regras para o fornecimento de água tratada e captação de esgoto. No total, foram 10 audiências públicas realizadas em cidades-polos do Estado e dedicadas à análise do Regulamento Geral dos Serviços de Água e Esgoto.

As reuniões representaram oportunidade para debater propostas e sugestões com os usuários e também contaram com a participação de vereadores, representantes da sociedade civil organizada, Ministério Público, Tribunal de Contas e de empresas do setor de saneamento. Todas as audiências foram gravadas e transmitidas ao vivo pelas mídias sociais. As gravações e relatório final da análise serão disponibilizadas no site da Agepar.

Para garantir a participação de todos os setores da sociedade, as audiências foram amplamente divulgadas – em jornais de grande circulação, mídias sociais, fóruns, prefeituras e câmaras de vereadores, além de representações de associações e conselhos de profissionais liberais - e ocorreram em auditórios de associações comerciais ou de apoiadores como a Fecomércio e Assembleia Legislativa do Paraná, sempre das 19h às 21h. Os encontros começaram no Norte Pioneiro e passaram pelas mesorregiões dos Campos Gerais, Centro-Sul, Sudoeste, Oeste, Noroeste, Norte e Metropolitana de Curitiba

Regulamentação - Entre os meses de maio e junho, a regulamentação ficou disponível para consulta pública no site da Agência e as audiências públicas foram o segundo passo para elaboração final do documento. O Regulamento Geral do Saneamento é essencial para garantir fornecimento de água e captação de esgoto, sem prejuízo ao usuário e com garantias de investimentos para ampliação dos serviços.