Em viagem a Portugal, comitiva da Agepar estreita relacionamento com entidades reguladoras europeias 06/12/2023 - 11:40

Com o objetivo de estreitar as relações com organizações internacionais que atuam na área de regulação e fiscalização de serviços públicos, uma comitiva da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) esteve em Portugal, no mês de novembro, para uma série de visitas técnicas. A programação contemplou reuniões na Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (Erse), na Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (Ersar) e no Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT).

“Em todos os lugares que passamos, fomos muito bem recebidos e pudemos trocar experiências sobre diferentes serviços regulados, como a distribuição de gás canalizado e saneamento básico, obtendo informações que vão nos auxiliar nas atividades da Agepar no Paraná”, conta Marcelo Luiz Curado, Diretor Administrativo Financeiro da Agência. Além dele, faziam parte da comitiva os diretores Antenor Demeterco Neto (Fiscalização e Qualidade dos Serviços) e Alex Sandro Noel Nunes (Normas e Regulamentação).

Na Erse, o grupo foi recebido pelo Presidente da entidade, Pedro Verdelho, pelo Diretor de Infraestruturas e Redes, Jorge Esteves, e outros representantes da organização, para tratar sobre questões referentes à regulação do serviço de distribuição de gás canalizado. Já na Ersar, a comitiva se encontrou com Miguel Nunes, Vogal do Conselho de Administração, e David Alves, do Departamento de Gestão de Tecnologias de Informação, para conversar sobre a regulação dos serviços de águas e resíduos em Portugal.

Por último, no IMT, Pedro Silva Costa, Diretor de Contratos e Concessões, fez uma apresentação sobre as concessões nos setores rodoviário e ferroviário em Portugal, com foco na gestão tarifária e gestão da qualidade dos serviços prestados. A viagem da comitiva a Portugal também contemplou uma visita à Faculdade de Direito de Lisboa (FDUL), para assinatura de termo de cooperação acadêmica com a instituição. Durante a passagem da comitiva pelo país, a Agepar ainda recebeu convite para integrar a Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (Relop).

GALERIA DE IMAGENS