Reunião avalia medidas para melhorar travessia pelo ferry boat 07/10/2013 - 11:40

A medida faz parte das mudanças propostas pela Prefeitura de Guaratuba para tentar amenizar os problemas na travessia da baía de Guaratuba e foi apresentada na reunião de trabalho realizada na última segunda-feira, na sede do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR). A medida foi aceita pelo governo estadual.

No início de agosto, a prefeita de Guaratuba Evani Justus reuniu-se com a diretoria da Agencia Reguladora do Paraná e relatou os problemas causados pelo grande número de caminhões pesados que usam o ferry boat e as balsas, e apontou a necessidade de limitar o horário da travessia que prejudica o fluxo de veículos de emergência, escolares, passeios e utilitários.

Nesta reunião, ficou decidido que o DER fará uma pesquisa sobre o tipo, origem e destino dos caminhões que trafegam no ferry boat. O resultado vai orientar a norma para limitar os horários. Os transportadores, que participaram das discussões pela primeira vez, aceitaram a medida e pediram que ela seja precedida de uma campanha de informação aos caminhoneiros.

Também ficou decidido que o DER vai manter continuadamente um engenheiro atendendo à travessia no ferry boat. A Polícia Rodoviária Estadual também se comprometeu a reforçar o efetivo que atua na trtavessia durante os finais de semana. Uma nova reunião será agendada para definir o limite do horário dos caminhões e novas medidasw.

Participaram da reunião, Maurício Ferrante, José Alfredo Gomes Stratmann e Newton Merlin de Camargo, da Agepar; Sérgio Gomes, Antonio Carlos Queiroz, Nelson Leal e Gilberto Loyola do DER; Aldair Petry da Seil; Carlos Carvalho, secretário de Governo e Urbanismo do município de Guaratuba; o capitão Sheldon Keller, da Polícia Rodoviária Estadual e José Anselmo Berger e Sergio Malucelli, da Fetranspar.