Maior evento da regulação do País vai movimentar economia do Paraná 22/10/2021 - 17:30

Do site da ABAR.

Foz do Iguaçu será, no mês de novembro, a principal referência no debate sobre regulação e novas concessões no País. Nos dias 10, 11 e 12 de novembro, a cidade sediará o XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6a. Expo ABAR, que reunirá as principais agências reguladoras do Brasil e é o maior do gênero da América do Sul. O evento, promovido pela ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação), trará impactos positivos para o setor hoteleiro e do comércio da região de Foz do Iguaçu, além de potencializar a área do turismo.

O Congresso, que nesta edição terá como tema principal “O Papel da Regulação e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil”, deve receber cerca de 1 mil pessoas, do Brasil e do exterior, seguindo rigorosos protocolos de segurança sanitária e distanciamento.

De acordo com a diretora de Administração e Finanças da Agência Reguladora do Paraná (Agepar) e diretora da ABAR, Daniela Janaína Miranda, que é uma das dirigentes à frente da organização do evento, o Congresso é estratégico para o Estado do Paraná, visando à projeção de novos negócios na área de concessões.

EVENTO TERÁ IMPORTÂNCIA HISTÓRICA

“Nosso estado é conhecido por sua essência regulatória, tanto na área de energia como na de infraestrutura”, diz Daniela. “Sermos os anfitriões deste evento significa, para nós, fortalecer o setor de regulação e a oportunidade de mostrar nosso diferencial para a instalação de novas concessões.”

É a primeira vez que o Paraná sedia o evento que, por isso, terá importância histórica, avalia Daniela. “O Estado está debatendo mudanças na sua legislação voltada às concessões e poderá apresentar o novo modelo a todo o Brasil”.

A diretora lembra que a edição deste ano abrigará dois importantes eventos internacionais: o FIAR (Forum Ibero-americano de Regulação), realizado pela Aderasa (Asociación de Entes Reguladores de Agua Potable y Saneamento de las Américas), no dia 9 de novembro; e o Ersan (Encontro dos Entes Reguladores dos Serviços de Saneamento Básico e Recursos Hídricos dos Países Ibero-americanos e da Comunidade de Língua Portuguesa), organizado por um conjunto de instituições, entre elas a Ersara (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores), no dia 11.

“Isso significa que Foz do Iguaçu receberá visitantes de diferentes países da América Latina e da Europa, além de todo o Brasil. Oportunidade ímpar, desde o início da pandemia, para o fortalecimento da economia local”, ressalta Daniela.

Outro fator que pode representar impacto positivo na economia do Paraná é a realização, em paralelo ao Congresso, da 6ª edição da Expo ABAR. Trata-se de espaço destinado à exposição institucional dos participantes do evento, que tem como objetivo a troca de experiências e o desenvolvimento de novos projetos.

DEBATES SOBRE TODOS OS SETORES REGULADOS

O XII Congresso Brasileiro de Regulação reunirá representantes das agências, concessionárias e prestadoras de serviços públicos, especialistas em regulação, acadêmicos, representantes da sociedade civil e profissionais e estudantes de áreas como Direito, Economia, Contabilidade e Engenharias.

A programação dos três dias do evento inclui a apresentação de trabalhos técnicos pela manhã e a realização de painéis, mesas redondas e debates temáticos durante a tarde, em todos os segmentos regulados: petróleo e gás; transportes e logística; energia; saneamento básico; recursos hídricos e saúde; aspectos jurídicos e institucionais, governança e controle social.

SERVIÇO

  • XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6ª Expo ABAR – “O papel da regulação e o desenvolvimento sustentável do Brasil”
  • Data: 10, 11 e 12 de novembro de 2021
  • Local: Rafain Palace Hotel & Convention Center, Foz do Iguaçu (PR)

 

 

Saiba tudo sobre o Congresso e inscreva-se

XII Congresso Brasileiro de Regulação