Agepar homologa metodologia que será utilizada nos futuros reajustes do transporte intermunicipal do Paraná 12/04/2023 - 13:38

Em reunião realizada na última terça-feira (11), o Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) homologou a metodologia transitória para reajuste do transporte intermunicipal de passageiros no Estado do Paraná. A proposta aprovada pelos conselheiros da Agência contempla uma cesta de índices para atualização das tarifas, na qual cada um deles corrige um grupo de itens de custo do setor, com pesos diferentes.

Os índices que compõem a metodologia são: INPC (despesas de pessoal), Diesel (combustível), IPCA (gastos administrativos, com exceção de despesa de pessoal e imóveis), INCC (gastos com imóveis administrativos), IGM-IR (gastos com imóveis operacionais) e IPA (demais gastos com serviços). “Essa proposta surgiu a partir de uma provocação do próprio Conselho Diretor, para aprimoramento da metodologia anterior, como forma de atender melhor as necessidades do setor, além de dar mais transparência e previsibilidade ao processo”, explica Cíntia Rubim de Souza Netto, chefe da Coordenadoria de Transporte da Agepar.

A metodologia em questão foi elaborada por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de Economia, Engenharia e Direito e ainda passou por audiência e consulta públicas antes de ser homologada pelo Conselho Diretor. “Agora que foram cumpridas todas as etapas do ciclo regulatório, passará a ser utilizada nos próximos reajustes do transporte intermunicipal, até que realizada licitação para o serviço de transporte intermunicipal de passageiros no Estado”, completa Cíntia. Anteriormente, a metodologia que estava sendo utilizada era composta por apenas dois índices: INPC e ICPBr.

Linhas impactadas

Ao todo, cerca de 600 linhas de ônibus devem ser impactadas, passando a utilizar a nova metodologia, já a partir deste ano. De acordo com o Plano de Mobilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), cerca de 1 milhão de passageiros devem utilizar o transporte rodoviário em 2022. No caso do transporte metropolitano do interior, a estimativa é de 3,5 milhões de usuários para este ano.