Agepar homologa atualização do custo do gás, um dos itens que compõem a tarifa da Compagas 03/08/2022 - 17:30

Em reunião extraordinária, realizada nesta quarta-feira (3), o Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) homologou a atualização do custo do gás, um dos itens que compõem a tarifa da Compagas.

O valor da molécula do gás utilizado para definição da tarifa da Compagas, portanto, passará de R$ 3,2854/m³ para R$ 3,4291/m³, o que representa uma variação de 4,37%.

Com isso, a tarifa do gás também terá uma atualização, neste caso de 3,3 % em média, podendo variar de 2,26% a 4,11%, dependendo do segmento e da faixa de consumo.

O custo do gás é atualizado semestralmente, sempre em fevereiro e agosto, por ser um componente que sofre frequentes oscilações devido às variações do valor do barril de petróleo e da taxa de câmbio, conforme estabelecido em contrato com a Petrobras, supridor de gás da Compagas.

Durante a reunião, o Conselho Diretor também analisou a possibilidade de repasse do saldo acumulado da Conta Gráfica à Compagas. No entanto, o órgão colegiado entendeu que ainda é necessário realizar estudos para encontrar viabilidade para o repasse e garantir que não haja prejuízos para os consumidores.

A Conta Gráfica é uma ferramenta regulatória de atualização e recuperação das variações do preço do gás e de seu transporte. O tema deve voltar à pauta do Conselho Diretor após a realização dessa análise.