• Agepar
  • Agepar
  • Agepar
  • Agepar

Transporte Rodoviário Coletivo Intermunicipal de Passageiros

O Transporte Intermunicipal de Passageiros é o serviço que atende à demanda de deslocamento da população entre as cidades paranaenses. Sua principal característica é a regularidade na operação. As viagens são programadas para acontecer em dias e horários fixos, tendo sempre como locais de partida e chegada os Terminais Rodoviários dos municípios.
A realização do Transporte Intermunicipal de Passageiros no Paraná ainda é ofertada por meio permissão às empresas. O processo de concessão através de licitação e a outorga das linhas está atualmente judicializado, mesmo assim compete à AGEPAR, regular, controlar, fiscalizar, homologar reajustes tarifários, atender às reclamações dos usuários e expedir normas regulamentares. Atualmente 36 empresas possuem permissão para operar 497 linhas intermunicipais no litoral e interior do estado.
A AGEPAR é responsável também pela regulação do transporte intermunicipal de passageiros da Região Metropolitana de Curitiba. O sistema é operado pela COMEC (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) que planeja e faz a gestão do desenvolvimento integrado dos 29 municípios da região metropolitana.
Recomendar esta página via e-mail: