Paraná usa tecnologia para conscientizar sobre uso racional da água 01/06/2020 - 16:08

O Governo do Estado aposta na tecnologia para ajudar na conscientização da população em relação à importância da economia de água neste momento de grave estiagem pelo qual o Paraná passa. Como forma de ampliar a divulgação das orientações, A Coordenação Estadual de Defesa Civil e a Sanepar estão enviando mensagens de texto (SMS) para o celular das pessoas com alertas sobre falta d´água, orientações e dicas de uso racional.

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o Estado atravessa o período de estiagem mais severo dos últimos 50 anos. Região Metropolitana de Curitiba, Norte Pioneiro, Oeste e o Noroeste são as regiões mais atingidas pela falta de chuva.

A Defesa Civil Estadual aumentou os serviços oferecidos aos paranaenses para ajudar na conscientização. Além dos avisos climáticos, o órgão passou a encaminhar por SMS dicas de como economizar e também de reuso da água. “Aproveite a água da lavagem de roupas para lavar a área do seu animal de estimação. Economize água”, diz o texto enviado na quinta-feira (28).

Segundo o órgão, os informes são disparados semanalmente para a base de cerca de 500 mil pessoas cadastradas. O serviço é gratuito e está disponível para os 399 municípios paranaenses.

Para receber os avisos basta enviar um SMS com o CEP de residência para o número 40199. A Defesa Civil responde a mensagem com uma confirmação do cadastro e envia alertas periódicos sobre situações que requerem atenção redobrada da população.

ORIENTAÇÕES – A companhia de saneamento, por sua vez, encaminha mensagens de texto com avisos de falta d´água, de normalização da distribuição e outras orientações aos clientes que cadastraram o telefone e autorizaram o envio das mensagens. A atualização dos dados cadastrais pode ser feita no aplicativo Sanepar Mobile ou no site da empresa (na aba Clientes – Outros Serviços – Atualização Cadastral). Para qualquer acesso, o cliente precisa do número da matrícula do imóvel.