Agepar inicia Ciclo de Capacitação com palestra sobre padronização de dados do SNIS 18/01/2021 - 15:37

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) inicia, através da Diretoria Administrativo Financeiro nesta sexta-feira (22), o Ciclo Anual de Capacitação 2021 com palestra do economista e mestre em Gestão e Regulação dos Serviços de Saneamento, Samuel Alves Barbi Costa, que irá detalhar o funcionamento da “Acertar” - metodologia que propõe a padronização da auditoria e certificação, pelas agências reguladoras, dos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

A palestra é direcionada aos servidores da Agepar e será online, transmitida pela plataforma Zoom, a partir das 11h, com duração prevista de 1 hora.

Maior e mais importante sistema de informação do setor, o SNIS é administrado pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e alimentado pelos prestadores de serviços delegados, sendo as informações auto-declaradas. As agências reguladoras do seguimento apoiam-se no SNIS para exercerem as atividades de regulação e fiscalização dos serviços e a metodologia “Acertar” propõe a padronização da auditoria e certificação dos seus dados, tornando-os mais sólidos e confiáveis.

Parte do planejamento do Plano Anual que contempla a capacitação constante dos servidores e da Diretoria nas áreas de atuação e de interesse da Agência, a palestra terá como enfoque os princípios básicos de funcionamento da metodologia e como a Agepar deve se preparar para atender às exigências de certificação por parte do MDR.

Palestrante - Economista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Gestão e Regulação dos Serviços de Saneamento pela Fundação Oswaldo Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Samuel Alves Barbi Costa atua como gerente de Informações Econômicas da Arsae/MG, tendo gerenciado anteriormente as áreas de Fiscalização Econômica e de Regulação Tarifária. Coordenador do Grupo de Indicadores da Câmara Técnica de Saneamento da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), co-idealizador da Acertar e Gerente responsável pelo ProSun, tem experiência de mais de 10 anos no setor de saneamento e é autor de diversas publicações. Participou da Jornada Regulatória na George Washington University e foi professor convidado e palestrante em eventos da FGV; ANA; World Water Forum; Brazil Water Week; dentre outros.

Serviço:

Palestra: Metodologia Acertar

Data: 22 de janeiro de 2021

Horário: 11h às 12 horas

Local: Online (plataforma Zoom através de link enviado por email)

Público alvo: Servidores da Agepar