ANP comemora 23 anos de atividades como órgão regulador 20/01/2021 - 09:54

A ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) completa 23 anos de existência nesta quinta-feira, 14/01.  A agência reguladora foi criada pela Lei 9.478/1997 e iniciou suas atividades em 14 de janeiro de 1998, com foco em garantir o abastecimento e a qualidade dos combustíveis no mercado nacional.

Como órgão regulador do setor no País, atua também na fiscalização de mais de 120 mil agentes do mercado de combustíveis, além de mais de 100 grupos econômicos que atuam na exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil.

Em nome da diretoria da ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação), o presidente Fernando Franco parabeniza diretores, técnicos, servidores e colaboradores da ANP pelos 23 anos de atuação. “A agência tem exercido de forma extremamente competente a regulação do setor de petróleo e gás no Brasil”, diz. “Todos os que fazem a ANP estão de parabéns pelos serviços prestados à sociedade brasileira, com grande benefício para o consumidor e para o setor de petróleo e gás no Brasil.”

Fernando Franco lembra que, em 2021, a ANP terá um grande desafio pela frente, que é implementar a nova legislação sobre gás natural em fase final de aprovação no Congresso Nacional. O presidente da ABAR expressa sua confiança na agência: “Estou convicto de que tanto a direção quanto os servidores da ANP tem a competência necessária para superar este desafio de forma a que possamos levar o Brasil a se desenvolver na área do gás”, afirma.

Confira no vídeo institucional da agência um pouco mais a história da ANP: